Estágios
O estágio é um ato educativo escolar, supervisionado, desenvolvido pelos alunos em empresas ou instituições, que tem como objetivo a complementação da aprendizagem por meio do contato com o ambiente de trabalho e a aplicação prática de seus conhecimentos. Auxilia na integração do estudante com a sociedade, propiciando aprendizado social, profissional e cultural.
Legislação
Lei do estágio 11.788/2008 e Regulamento de Estágios do Instituto Federal Catarinense, aprovado pela Resolucao-no-35-Consuper.2022.
Parecer referencial da PGF/AGU trata sobre a Concessão de estágio aos estudantes do IFC na qualidade de interveniente de estágio, parecer referencial 003/2022.
Para realização do estágio é impreterível a celebração do Termo de Compromisso de Estágio – TCE entre o educando, a parte concedente do estágio e o IFC. Nossa instituição adotou como prática a efetivação do Termo de Convênio entre o IFC e a concedente.
Cartilha de Estágios
Estudante, bem-vindo(a) a CARTILHA_DE_ESTÁGIO do IFC!
Preparar-se para ingressar no mundo de trabalho é um passo fundamental em sua jornada acadêmica. Sabemos que a busca por estágios pode ser desafiadora, mas estamos aqui para ajudar você a navegar por esse caminho com confiança e sucesso.
Esta cartilha foi cuidadosamente elaborada para fornecer a você todas as informações necessárias sobre estágios no IFC e ser utilizado como um guia que aborda todos os aspectos importantes dessa etapa fundamental para a sua vida estudantil.
Ao longo deste material, você encontrará: um glossário com termos explicativos, orientações necessárias para o encaminhamento do estágio, a relação do estágio com o PPC do seu curso, os sujeitos envolvidos no estágio, a importância do TCE e do PAE, e muito mais.
Desejamos a você muito sucesso na busca por estágios e na construção de uma carreira promissora!
Empresas e Instituições conveniadas
Caro estudante, AQUI você vai poder consultar todas as empresas e instituições conveniadas com o IFC. São aproximadamente 1400 parceiros. Caso não encontre, você deverá seguir o fluxo abaixo.
Oportunidade de estágios e empregos você pode encontrar aqui.
Fluxo Estágio Nacional– Celebração de Convênios de Estágio Nacionais
PASSO |
SETOR |
PROCEDIMENTO |
1 | Estudante | -Consulta os convênios entre o IFC e instituições concedente do estágio. (consulta aqui)
– Caso não haja convênio com as instituição/empresa que deseja realizar o estágio, entra em contato com a Coordenação de Extensão, Estágios e Egressos do campus para obter orientações quanto ao preenchimento do Termo de Aceite de Convênio de Estágio. |
2 | Coordenação de Estágio dos campi | – Verifica se há convênio celebrado entre o IFC e a empresa/instituição na Central de Estágio no SIGAA.
– Caso não conste convênio, cadastrar a solicitação de convênio de estágio na Central de Estágio no SIGAA. * Conferir a relação de documentos necessários para o cadastro de convênio de estágio na Central de Estágio |
3 | Coordenação de Relações com o Mundo do Trabalho – PROEPPI / DIREX | – Analisa os documentos cadastrados na submissão de convênio de estágio e conferência das Certidões Negativas conforme parecer referencial -n.-00003-2022-
– Registra o convênio de estágio e emite o termo de convênio de estágio. – Envia o termo de convênio de estágio ao gabinete para assinatura via SIPAC |
4 | Gabinete da Reitoria/Protocolo | – Coleta de assinatura da reitora. |
5 | Coordenação de Estágio dos Campi | – Coleta assinatura da parte concedente no termo de convênio de estágio
– 1 (uma) via do termo de convênio arquiva-se junto a parte concedente. –1 (uma) via do termo de convênio restitui-se à PROEPPI/DIREX/CRMT por e-mail |
6 | Coordenação de Relações com o Mundo do Trabalho PROEPPI/DIREX | Ativa o convênio na Central de Estágios – SIGAA e publica no site. (atualização aqui). |
Importante: Celebração de Convênio de Estágio com a utilização de minutas externas:
Deverá ser encaminhado à Coordenação de Relações com o Mundo do trabalho, por e-mail estagios.proeppi@ifc.edu.br os seguintes documentos:
Quando a empresa/organização é de direito privado (novo):
a) Plano de trabalho (Modelo de plano )ou documento do Campus solicitando o convênio;
b) Minuta proposta pelo parceiro (encaminhar o modelo do parceiro)
c) Cópia de documento de identificação e do CPF do representante legal;
d) Cópia do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ);
e) Cópia do Estatuto ou Contrato Social registrado em Cartório e suas alterações ou documento equivalente;
f) Em caso de representação por procuração, encaminhar os documentos pessoais do procurador, bem como a procuração vigente
g) Certidão de Regularidade para com a Fazenda Federal, Estadual e Municipal, ou outra equivalente, na forma da lei;
h) Certidão de Regularidade com o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS);
i) Prova de Regularidade perante a Justiça do Trabalho, mediante apresentação de Certidão Negativa Débitos Trabalhistas, em plena validade.
h) Declaração de não utilização de mão-de-obra infantil: modelo declaração
Quando a empresa/organização é de direito público (novo):
a) Plano de trabalho ( Modelo de plano ) ou documento do Campus solicitando o convênio;
b) Minuta proposta pelo parceiro (encaminhar o modelo do parceiro)
c) Cópia do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ);
d) Cópia do Estatuto ou Lei orgânica e suas alterações;
e) Cópia da ata de posse do representante legal no caso de instituições regidas por estatuto;
f) Cópia de documento de identificação e do CPF do representante legal;
**As certidões referidas acima poderão ser obtidas por meio de sítios eletrônicos, ficando sua aceitação condicionada à verificação da validade/autenticidade.
A CRMT criará um processo no SIPAC e encaminhará para análise da procuradoria PGF/AGU/IFC e informamos que:
– A entrega dos documentos não garante a aprovação da minuta.
– A análise e aprovação da minuta é realizada pela Procuradoria Federal do IFC.
– Documentos complementares poderão ser solicitados
Após aprovação da minuta o documento será assinado pelo reitor e encaminhado para o campus buscar a assinatura do parceiro(concedente). Uma cópia deste do convênio deve ser restituído a CRMT por e-mail.
Para ser um Agente de Integração parceiro do IFC: clique aqui
Estudantes/servidores do IFC e Instituições/Empresas interessadas em formalizar convênios com o IFC, devem entrar em contato com o responsável de sua região. Confira abaixo os responsáveis:
Coordenação de Relações com o Mundo do Trabalho/PROEPPI/DIREX/Reitoria IFC:
Estágios internacionais
De acordo com a resolução Resolução Nº25 – Consuper/2023 – Anexo, todos estágios internacionais só devem ocorrer com organizações que o IFC tem Acordo de Cooperação Internacional. Abaixo segue os formulários e fluxo do processo.
Fluxo para estágios internacionais
PASSO |
SETOR |
PROCEDIMENTO |
1 |
Articulador de Assuntos Internacionais nos Campi, Coordenação de Estágio/Extensão do campus |
Caso a instituição/empresa não tenha acordo de cooperação com o IFC: (consulta aqui) ver aba acordos internacionais FLUXO assinatura Acordo de Cooperação – Encaminhar o modelo Anexo II.-Acordo-de-cooperacao-_ingles- ou Anexo II. Acordo de cooperação _espanhol para a instituição/empresa e aguardar o aceite do modelo; – Preencher o formulário de solicitação para estágio em empresas/instituições de ensino estrangeiras (Anexo-I.-solicitacao )com as devidas assinaturas; – O campus deve encaminhar via SIPAC o anexo I (assinado) e o anexo II preenchido para a CRMT via SIPAC coletar assinatura do reitor. Após análise da CRMT e assinatura do reitor, está encaminhará o documento ao Campus para que este colete a assinatura do parceiro. – Após assinatura do parceiro no acordo de cooperação inicia-se o fluxo abaixo para assinatura do TCE. Caso a instituição/empresa já tenha acordo firmado e com vigência para o período de estágio: FLUXO assinatura TCE: – Preencher o formulário de solicitação para estágio em empresas/instituições de ensino estrangeiras Anexo III – Solicitação para Estágio com as devidas assinaturas; – Solicitar preenchimento e assinatura no Anexo-V.-Termo-de-responsabilidade. -Preencher as informações referentes ao Anexo IV. TCE_inglês (a e b) ; Anexo IV. TCE_em espanhol (a e b) ou Anexo-IV.-TCE_(a e b)-português ou ; – Cópia do acordo de cooperação assinado com a organização; – Cópia do seguro-saúde internacional, que cubra atividades de estágio. – Cópia da carta de aceite da organização quanto ao estágio internacional; – Encaminhar todos documentos (anexo I(assinado); anexo IV(a e b) e anexo V(assinado), cópia da apólice de seguro internacional; cópia carta de aceite de estágio) para CRMT por processo no SIPAC. – A CRMT fará os encaminhamentos para análise documental e assinatura do reitor. Modelo próprio de acordo de cooperação da organização: -Criar um processo eletrônico no SIPAC; – Preencher e anexar o formulário de solicitação para estágio em empresas/instituições de ensino estrangeiras (anexo I) com as devidas assinaturas e Plano de Trabalho(anexo Ia). – Anexar ao processo o acordo de cooperação, que deve vir em formato editável, em inglês e em documento bilíngue (inglês/português). Além disso a organização deve aceitar o modelo simplificado de estágio (anexo IV) obrigatoriamente, pois este refere-se ao TCE previsto na lei 11.7888/2008. – Encaminhar o documento e seus anexos para Coordenação de Relações com o Mundo do Trabalho da PROEPPI/DIREX
|
2 |
Coordenação de Relações com o Mundo do Trabalho – PROEX |
Verificar os documentos encaminhados;
Encaminhar os documentos para coleta de assinatura dos setores envolvidos e da Reitora por meio do SIPAC. Caso o modelo de Acordo/Convênio não seja o termo padrão do IFC, deve-se solicitar análise jurídica da Procuradoria Federal.
|
3 |
Gabinete da Reitoria/Protocolo |
Coleta de assinatura da Reitora nos termos de Contrato de Estágio Simplificado/TCE e restituição à PROEX. |
4 |
Coordenação de Relações com o Mundo do Trabalho – PROEX |
Encaminha o termo de Contrato de Estágio Simplificado/TCE e demais formulários assinado para o campus (Coordenação de Estágio/Extensão) ou para Assuntos Internacionais |
5 |
Articulador de Assuntos Internacionais nos Campi, Coordenação de Estágio/Extensão do campus. |
Coleta a assinatura do Contrato de Estágio Simplificado/TCE e demais formulários das partes que representam a instituição estrangeira. Após, restituição de 01 (uma) via devidamente assinada à PROEX.
|
Instituições/Empresas interessadas em formalizar convênios com o IFC devem entrar em contato pelo telefone/e-mail: (47) 3331- 7847 – estagios@ifc.edu.br.
Coordenadores de Estágios nos Campi
CAMPUS |
NOME |
ENDEREÇO ELETRÔNICO |
Abelardo Luz |
Erick Afonso Agnes de Lima |
extensao.abelardoluz@ifc.edu.br |
Araquari |
Otavio Patricio Netto |
estagios.araquari@ifc.edu.br |
Blumenau |
Joana Fontanela Fortunato |
estagio.extensao.blumenau@ifc.edu.br |
Brusque |
Vanessa Lima Souza Vilar |
extensao@brusque.ifc.edu.br |
Camboriú |
Dávila Carolina Inácio de Souza |
estagios.camboriu@ifc.edu.br |
Concórdia |
Mariza Marchioro Turcato |
extensao.concordia@ifc.edu.br |
Fraiburgo |
Rodrigo José Gomes |
extensao.fraiburgo@ifc.edu.br |
Ibirama |
Ana Nelcinda Garcia Vieira |
extensao.ibirama@ifc.edu.br |
Luzerna |
Marcelo Mossoco Cendron |
estagios.luzerna@ifc.edu.br |
Rio do Sul |
Rogério Krause |
ciec.riodosul@ifc.edu.br |
Santa Rosa do Sul |
Jhonata Jaboinski de Souza |
estagio.srs@ifc.edu.br |
São Bento do Sul |
Roni Richard Fuckner |
extensao.sbs@ifc.edu.br |
São Francisco do Sul |
Igor Engel Cansian |
estagios.sfs@ifc.edu.br |
Sombrio |
Nazaré Nunes Barbosa Cesa |
cpex.sombrio@ifc.edu.br |
Videira |
Angela Maria Crotti Da Rosa |
estagios.videira@ifc.edu.br |
Caro estudante, Coordenador de Estágios e Empresa/Instituição parceira, abaixo você tem acesso aos documentos, formulários e minutas específicas do IFC e conhecer as ferramentas do Módulo Central de Estágio para efetivação do estágio:
Minutas padrão do IFC para efetivação de estágio:
Minuta de convênio:
Modelo TERMO de convênio IFC INTERVENIENTE (Obrigatório e não Obrigatório) (atualizado em 03/7)
MINUTA TERMO IFC CONCEDENTE (obrigatorio)(atualizado em 11/7)
Termo de compromisso de estágio:
Modelo-de-TCE IFC INTERVENIENTE estágio obrigatorio
Modelo-de-TCE-INTERVENIENTE estagio-Nao-Obrigatorio
Orientações sobre os procedimentos adotados pelo IFC:
Perguntas e respostas frequentes
Memorando Circular- Orientações sobre os termos de convênios de estágios supervisionados
Orientações sobre os Termos de Compromisso de Estágio (TCE)
Memorando Circular Nº 11/2022 – PROEX/REIT – Orientações para arquivamento de documentos de estágios supervisionados (NOVO)
Manuais SIGAA – Módulo Central de Estágios (manuais)
Fluxograma Básico Central de Estágio
Inscrever-se em oferta de estágio
Solicitar Vagas
Solicitar/Cadastrar Convênio de Estágio
Roteiro de Treinamento – Central de Estágios (UFRN)
Apresentação – Central de Estágios (UFRN)
Vídeos explicativos para utilizar as funcionalidades do sistema – SIGAA – Módulo Central de Estágios
Parte 1: Convênio de estágio
Parte 2: Ofertas de Estágio
Parte 3: Ofertas de Estágio
Parte 4: Gerenciamento de Estágio
Contato: e-mail: estagios.proeppi@ifc.edu.br / (47) 3331 – 7847.
Portaria Normativa nº 6 /2022 – ASTEC/REI – Dispõe sobre o retorno das atividades presenciais e a utilização excepcional de atividades pedagógicas não presenciais no caso de suspensão de atividades letivas presenciais por determinação das autoridades locais ou de condições sanitárias locais de contágio conforme protocolos sanitários de biossegurança no Instituto Federal Catarinense. (Link aqui )
Nota do Comitê de Crise de 22/03/2021: (Link aqui )
Nota do Comitê de Crise: reunião de 19/11/2020 – Relacionada aos estágios obrigatórios e não obrigatórios, jovem aprendiz e demais atividades práticas para estudantes adolescentes na faixa etária de 16 a 18 anos. (Link aqui) (Formulário de Autorização estágio de adolescente ) (REVOGADO)
Memorando Circular Nº 17/2020- PROEX/REIT – 02/07/2020 – Recomendações relacionadas aos estágios obrigatórios e não obrigatórios, jovem aprendiz e demais atividades práticas. (Anexo do memorando)
Memorando Circular Nº 09/2020 – – PROEX/REIT – 24/04/2020 – Recomendaçõe/s relacionadas aos estágios obrigatórios e não obrigatórios e jovem aprendiz. (Anexo do memorando)